SENTE AS NOVIDADES

Fernando Santos: A pressão de jogar em casa, a estratégia e... Ronaldo

Resultado de imagem para treinador do portugal


Fernando Santos e Rui Patrício fizeram a antevisão ao duelo com a seleção da Holanda, em conferência de imprensa, este sábado, relativamente à final da Liga das Nações. Confira as questões. 
Questões para Rui Patrício
Jogar em casa é uma vantagem? Não acho que haja vantagem. Para nós, é muito bom jogarmos em casa. Sem dúvida que é um orgulho para qualquer atleta poder competir em casa, principalmente, disputar uma final em casa. Vamos defrontar uma excelente seleção. Vai ser um jogo muito bom. 
Como são os treinos com Ronaldo? Para nós, atletas, queremos é jogar e treinar com os melhores atletas do mundo. Queremos é competir. É um grande motivo de orgulho e uma grande aprendizagem poder trabalhar com ele e poder partilhar o balneário com ele. Para qualquer jogador ou treinador é um motivo de orgulho. 
Holanda: É uma seleção muito forte. Vamos defrontar um adversário muito forte com jogadores evoluídos tecnicamente e taticamente. Vai ser um excelente jogo. 
Final de 2016 e agora, relativamente ao estado emocional: A única diferença é que não estamos a jogar em França mas sim em Portugal. Vamos disputar um troféu que queremos ganhar. É para isso que trabalhamos e lutamos, para conquistar títulos. Felizmente conseguimos ganhar a final de há três anos. 
Grandes penalidades: Nós, para qualquer jogo, temos de estar preparados para tudo. Cada jogo tem a sua história. Preparámos este jogo como preparamos todos os jogos. 
Jogador da seleção holandesa que possa ser um perigo: Temos de estar preparados para tudo o que aconteça no jogo, principalmente para a Holanda como equipa. 
Questões para Fernando Santos
Filosofia para esta competição: Desde sempre que a nossa seleção tem como objetivo ganhar. E uma equipa que quer ganhar, precisa de fazer golos. Para além disso, também temos de ter um equilíbrio no jogo para não sermos surpreendidos pelo adversário. Temos de tirar proveito das coisas menos fortes do adversário. 
Estratégia: Se eu fosse dizer isso tudo... Ia dizer ao meu colega como é que vou jogar e quem vai jogar. Eu espero é conseguir ganhar amanhã. 
Ronaldo: Surpreendido nunca fico, fiquei quando ele foi meu jogador no Sporting. Não o devia era ter posto a jogar com o Manchester United, porque depois ele foi para lá e eu fiquei sem ele. Isso não me deu jeito nenhum. Ele tem objetivos muito focados e fortes, com muita determinação. Treina sempre no seu limite. Tem isso como ambição e objetivo. Não sendo muito comum, ele chegou aos 34 anos a marcar 50 golos por época e acho que vai continuar a fazê-lo. 
Jogar em casa oferece mais pressão? Pressão não. São jogadores que disputam fases finais de grandes competições. Tivemos uma meia-final, vamos ter amanhã uma final... Jogar em casa é poder contar com o  apoio do nosso público. E isso é motivador. Jogadores com essa qualidade é motivante. 
Holanda ter jogado o prolongamento pode ter alguma influência? Teoricamente, obviamente que teria. Ninguém pode duvidar disso. Mas no plano prático acho que não. Disputar uma final é tão motivante que o cansaço vai desaparecer. Neste momento da época, todos os jogadores já estão numa fase de cansaço. 
Pepe: Temos muita pena. Quando convoco os 23 jogadores, tenho confiança em todos. E por isso tenho confiança plena em quem o vai substituir. 

Sem comentários